terça-feira, 26 de abril de 2011

Preconceito!



Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos" (WIKIPÉDIA).
Um sentimento, atitude ou marginalização pelas diferenças sejam como queram classificar “o preconceito”. Existem varios tipos de preconceito: a racial, social, religiosa e sexual. Tudo aquilo que venhamos a ter discordância mesmo antes de conhecermos é o chamado preconceito e mesmo que conhecermos e desprezarmos é preconceito.
Não dá para entender onde um país em que a diversidade é gritante existam pessoas que se sintam superior as outras. É mais difícil ainda quando esse sentimento é da propria pessoa ( a não aceitação). Concepção de algo que não chegamos nem a conhecer. Mas o próximo estágio do preconceito é ainda pior a discriminação conhecer algo e deprezar por não ser da sua maneira.
Gente! A vida das pessoas que tem que dar de cara todos os dias com o olhar torto, com falta de oportunidade, insesibilidade, repugnação isto é a maior das ingnorancia do MUNDO. Evoluimos tanto em ciência, tecnologia só não nas relações humanas. Pois, ainda há quem não consiga lidar com a diferença. Quem ache absurdo: “fulano ou sicrano ser assim”. É a forma autoritaria de uma sociedade que não evolui no amor, que não busca as razões(a razão que a própria razão desconhecer). Onde a diferença não pode existir.
Pois é, quanto mais vivemos acabamos descobrindo o quanto o ser humano é fragilizado nas suas relações. As historias aqui de preconceito podem ser muitas, pais que não aceitam filhos, amigos que monesprezam pela discordancia de algo, classe social que não consegue enxergar ninguem sem que sejam inferiores. Seja qual for a discriminação, o que não podemos admitir é que essas atitudes vençam no final.
Precisamos gritar, mostrar aos outros que somos todos iguais perante DEUS, LEI e JUSTIÇA. Não podemos ter decisões de violência nessa luta, não podemos lutar com as mesma armas (indiferença, distância, indiscriminação e etc.). Não podemos calar. O que temos e devemos mostrar é que quem decidir seguir esse caminho é arduo tem que arcar com consequencias. Mas, não está no julgamento do outro essa autoridade. Há quem não decidiu por essa escolha (se isso podemos chamar de escolha), que foi concebido assim, que não tem culpa de ser o que é, e viver como vive nesse mundo. O que poderiamos nos fazer para isso?
Mostrar que queremos ser simplesmente “RESPEITADO”, porque para pessoas preconceituosas “aceitar” é palavra que não existe no dicionario. Não estamos pedindo que essas pessoas morram de amor por aquilo que até ontem era declarado como “OH coisa estranha” para ele, mas que desamaremos os nós que tinhamos em estereopito e buscamos maiores conhecimento antes de julgarmos. Isso sim é tentativa de diminuir o preconceito, onde base da relação é concebida pelo conhecimento para se obter uma opiniao. Mas lembramos que opiniões contrárias não lhe dá direito há intolerância ao ser humano.
Lutamos pela igualdade quando a diferença nos inferioriza, e pela desigualdade quando ela nos tornam semelhantes” (Ideia de um autor desconhecido).

  1. A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário